João Pidrança

sobre


João Pidrança nasceu em Coimbra em 1998.

Desde cedo que se interessou pelo mundo da fotografia e do vídeo, começando ainda novo a fotografar. Entre rolos de fotografia analógica e as primeiras cassetes de vídeo, passando rápido para o digital, eternizar histórias e imagens está-lhe no sangue.

É Videógrafo, Editor e Produtor de Vídeo na ESECTV desde 2017, onde colabora desde os tempos de estudante, enquanto frequentava o curso de Comunicação e Design Multimédia da ESEC. Foi formador de realização em estúdio televisivo na "Escola de Verão Júnior" (2018/2019) e no "I Love We" (2019), iniciativas inseridas no Politécnico de Coimbra e participou no curso de Cinemalogia 9 do festival Caminhos do Cinema Português, sendo 1º Assistente de Imagem na curta-metragem "Horizonte Artificial" (2019).

Tem realizado trabalhos enquanto freelancer na área de produção de conteúdos digitais, teasers, performances e registo de concertos. Tem também alguns trabalhos de autor com a sua assinatura na realização, argumento e cinematografia, como "Purificação", "Sperare", "E A LUZ QUE NÃO ILUMINA" e "a poltrona vazia".

Realizou em 2023 o vídeo "CIRANDA", sobre o processo de criação site-specific e performance da peça com o mesmo nome, de Inês Moura, Luísa Bebiano, Nuno Maia e Henrique Vilão e desde esse ano que passa a colaborar com as artistas Inês Moura, Lilian Walker e Rita Maria, em diversos projetos, integrando a equipa técnica com João Duarte, Nuno Sampaio e João Silvano na documentação dos seus trabalhos tais como "Som e Gesto" e "Tangente".


---

Caso se pergunte: "Pidrança? Que apelido estranho. Nunca tinha ouvido."
Pois bem, eu também lhe acho peculiar mas não sei a sua origem a não ser que é um nome de família, da parte da minha mãe, proveniente de uma aldeia perto de Seia. Caso encontre alguém com este apelido é porque é um familiar meu, seja primo ou prima, tio ou tia.
Adorava conhecer a origem deste apelido, mas não sei bem por onde começar e não tenho propriamente aptidões de detective, apesar de gostar muito de Hercule Poirot.
Se pretender ajudar-me a encontrar algo sobre este apelido maravilhoso, ou para qualquer outro assunto, entre em contacto comigo:

[email protected]