E A LUZ QUE NÃO ILUMINA


“Vós sois o sal da terra. [...]
Vós sois a luz do mundo.”

Mateus 5, 13-14

O sal já não salga. É posto de parte. Deitado fora e pisado por todos. O último recurso é a “luz do mundo” e este ser que vagueia por corredores velhos procura essa última réstia de esperança, procura num edifício deixado ao desuso, como o sal foi, a forma de poder ser iluminada e talvez posteriormente ainda iluminar. Procura deixar a desorientação, a fragilidade, procura na decadência algo bom. Num espaço grande e amplo este ser deambula, percorre corredores e salas, vai atrás dos raios de luz para se poder absorver do pouco que ainda entra pelas grandes janelas do edifício.

Estes feixes de luz são imponentes. Divinos, até. Ela estica-lhes a mão. Pesca respostas. Deixa que os raios se possam atravessar por entre os dedos e pelo corpo todo. Que estes possam transmitir o que a partir do sal não dá mais para fazer a não ser pisá-lo. Mas esta luz começa a perder força. A intensidade vai reduzindo. Ela própria é, de novo, pisada. «A verdadeira luz ilumina todos os homens e mulheres. Ilumina todos os peixes. Abre-lhes o caminho para a escuridão do mar profundo», reflete ela nos inúmeros pensamentos que vai tendo enquanto deambula atrás das réstias de luz.

Mas, se a sua luz se deixa apagar, se aqueles raios de luz que deveriam ser a sua manutenção, por qualquer motivo, também deixam de a iluminar, o que lhe acontecerá? Durante todo este processo visual somos confrontados com as cores, amarelo e azul, sol e lua, dia e noite, com a intensidade quase dominante da luz e também pela falta dela acabamos por obter como resultado um jogo chiaroscuro que predomina o quadro final. O escuro ganha força. O ser fica fosco. O sal deixou de salgar e a luz de iluminar.


vídeo inserido na exposição:

O SAL QUE NÃO SALGA do Coletivo Pescada N.5 no edíficio da Manutenção Militar - Sucursal de Coimbra

Realização / Argumento / Dir. Fot. / Dir. Arte / Edição:

João Pidrança

Elenco:

Inês Van Velze

Música:

Maurice Ravel - Gaspard de la Nuit - M.55: II. Le Gibet

Agradecimentos:

Adolfo Caboclo, Ana Botelho, Carina Esteves, Carlos Júlio, Diogo Fonseca, Fátima Feliciano, Gil Figueiredo, Inês Moura, Inês van Velze, João Amorim, Márcia Figueiredo, Miguel Alves, Miguel Teixeira, Nuno Fernandes, Paulo Jorge Lucas, Paulo Pereira, Pedro Celaviza, Pedro Cereijeiro, Pedro Fernandes, Pedro Malva, Vanda Ecm, Vítor Borlido



maio de 2023